Telescópio
Existem 3 tipos de telescópios:
Existem 3 tipos de telescópios:
Telescópio tipo refratores, também chamados lunetas, são um destes tipos. Um bom telescópio destes fica muito caro e existem muitos baratos que não prestam. Para ter grandes aberturas de objetiva neste telescópio o preço aumenta muito depressa. São bons telescópios porque são menos sensíveis a humidade e poeiras do que os outros, mas o preço é muito alto.
Telescópio tipo relflectores são os mais comuns, são os que têm melhor relação qualidade/preço. Enquanto os refractores trabalham somente com lentes, estes usam espelhos. São mais sensiveis e necessitam de mais cuidados, mas por 500 € contos consegue-se ter um telescópio muito bom para iniciantes.
Telescópio tipo catadióptrico, são também telescópios de espelhos, mas devido a um sistema de espelhos composto conseguem ter distâncias focais muito grandes em relação ao seu tamanho. São portáteis e leves, bons para astrofotografia já que devido ao seu leve peso muitos trazem um motor rotativo que permite acompanhar o movimento da Terra. Também existem motores para refletores normais, mas é menos comum e costumam ser mais caros já que têm que mover uma maior quantidade de massa. Estes telescópios têm uma qualidade um pouco menor que os refletores, já que a luz anda aos "zigzagues" dentro do telescópio, mas já devido a isto muitos trazem boas lentes e bons espelhos perdendo-se este efeito.
Com o lançamento do Telescópio Espacial Hubble, em Abril de 1990, uma nova etapa na Astronomia teve início. Ao longo de 8 anos de funcionamento e apesar de alguns problemas que afetaram o desempenho da missão nos primeiros tempos, o Hubble já nos revelou muitas das imagens mais impressionantes do Universo, ajudando a compreender alguns dos aspectos mais intrigantes do Cosmos.
Observatório Espacial
Fruto da cooperação entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), o Hubble foi desenhado para ser um observatório espacial duradouro - 15 anos é o objetivo - aberto à utilização de toda a comunidade astronómica. Todos os instrumentos científicos e grande parte dos sistemas vitais ao funcionamento do telescópio foram concebidos tendo em mente uma fácil reparação ou mesmo substituição em órbita, estando programadas missões regulares de manutenção e aperfeiçoamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário