Alnilam - Astronomia ->
Adoos
Bookmark and Share
Configuração de video a partir de 1024 X 768 pixels.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

NASA reconfirma água no solo de Marte

Jornal de Noticia 01/08/2008
00h30m
E.F

A agência espacial norte-americana confirmou ontem publicamente a existência de água em Marte, duas semanas depois de ter anunciado a presença de gelo na superfície do planeta. Na mesma ocasião foi dito que a missão da sonda Phoenix, que era de 90 dias, será prolongada até final de Setembro.

As massas espelhadas que desapareciam e que os investigadores disseram ser gelo correspondem efectivamente a água em Marte, afirmaram responsáveis pela investigação liderada pela NASA. Os cientistas da Universidade do Arizona referiram que o braço robotizado (de tecnologia canadiana) da sonda Phoenix recolheu uma amostra para análise e que os resultados foram positivos. Primeiro a pá do robô escavou até uma profundidade de cerca de seis centímetros, deixando o solo gelado exposto ao longo de dois dias. Em seguida, foi feita a recolha do líquido, não sem alguma dificuldade. As análises ficaram posteriores confirmaram a descoberta feita pela Phoenix, que está em Marte desde o dia 25 de Maio. De acordo com o coordenador da equipa científica do projecto, duas análises anteriores ao solo marciano tinham detectado a presença de elementos como o sódio, o potássio e o magnénio "tudo coisas que há no corpo humano e que são determinantes para que haja vida".

Para esta missão da agência espacial norte-americana contribuem a Agência Espacial do Canadá, a Universidade de Neuchâtel (Suíça), o Instituto Max Planck (Alemanha) e o Instituto Meteorológico da Finlândia.

Foto: Reuters/ Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário