Alnilam - Astronomia ->
Adoos
Bookmark and Share
Configuração de video a partir de 1024 X 768 pixels.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Telescópio espacial Spitzer detecta colisão de quatro galáxias

07/08/2007 - 09h01 - da Efe, em Washington

O observatório espacial Spitzer, da Nasa, captou uma das maiores colisões cósmicas na história da astronomia, informou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) dos Estados Unidos.

Nasa

No centro da imagem da Nasa, uma das maiores colisões de galáxias já noticiadas

Trata-se de quatro galáxias que se chocaram espalhando no cosmos bilhões de estrelas, disse o laboratório da Nasa em comunicado.

Em última instância, essas quatro galáxias ficarão reduzidas a uma só, que terá uma massa superior em dez vezes à da Via Láctea, onde está o Sistema Solar ao qual pertence a Terra.

Nasa

Concepção artística de como seria ver a colisão do céu de um dos planetas próximos

"A maioria das galáxias se funde em um choque, como se fossem automóveis compactos", comentou Kenneth Rines, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian."O que temos aqui é o choque de quatro caminhões carregados com areia que se espalha por todos os lados", assinalou.

A fusão de quatro galáxias foi descoberta acidentalmente pelo telescópio espacial quando realizava uma prospecção de um conjunto galáctico situado a quase cinco bilhões de anos-luz da Terra.

Os dados da Spitzer mostram que nesta fusão há muito pouco gás, ao contrário de outras fusões galáticas, diz Rines.

O cientista acrescentou que a informação fornecida pelo telescópio é "a melhor evidência de que as galáxias do universo se formaram recentemente através de grandes fusões".

Nenhum comentário:

Postar um comentário